Impacto Ecoturismo


EnglishPortugueseSpanish

Pantanal Passeios

 

A maior planície inundável do planeta com uma diversidade muito grande de fauna e flora. Com uma área de 230.000km2 formada por matas, savanas, cerradões, brejos, campos inundáveis, baías, lagoas, vazantes e corixos onde vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis, sendo a maior concentração de fauna do mundo.

Os Hotéis e Pousadas funcionam praticamente da mesma maneira: todos possuem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e também está incluso nas diárias os passeios, onde a programação varia de pousada para pousada e conforme as condições climáticas. Quando os clientes fazem o check in na Pousada recebem a programação dos passeios, sendo um realizado na parte da manhã e outro a tarde, e também o noturno, sendo todos sempre acompanhados do guia pantaneiro local.

São na sua maioria passeios de observação da vida selvagem, sendo uma experiência de vivencia através dos principais passeios listados abaixo.

 

CAMINHADAS
Os passeios são realizados nos arredores das Pousadas em trilhas com guias locais, onde são observados espécies vegetais e animais, além de todo ecossistema pantaneiro, este passeio tem duração variada dependendo da região e dificuldade da trilha, para quem gosta de observação é um dos melhores passeios, devido ao silêncio pode-se chegar muito próximo aos animais.
Duração de meio período.

 

 

PASSEIO A CAVALO
Esta é a melhor maneira de conhecer a região. Com arreios típicos (extremamente confortáveis) chega-se a lugares selvagens onde não se tem acesso a pé ou de carro, os cavalos pantaneiros são excelentes companheiros de jornadas, passando por trilhas, matas, capões e até mesmo nadando por baías, corixos, vazantes e rios. Ótimo para observação de pássaros, mamíferos, répteis e toda flora pantaneira.
Duração de meio período ou o dia todo.

 

 

PASSEIO DE BARCO
Existem dois períodos distintos no Pantanal (seca e cheia). As chuvas periódicas são responsáveis pela cheia, nesta época os rios transbordam e a água invade toda a planície, formando baías, lagos e lagoas realizando-se os passeios nos cursos dos rios e também por entre a vegetação, observando grande quantidade de plantas e aves aquáticas, peixes, mamíferos em especial as capivaras, lontras e ariranhas. No período de seca o Pantanal se transforma, as águas começam abaixar formando os corixos, vazantes e praias naturais nos leitos dos rios, os passeios são feitos no curso dos rios onde se observa grande quantidade de pássaros, mamíferos e répteis. Este passeio só é realizado nas Pousadas onde sua área possui Rio.

 

SAFARI FOTOGRÁFICO
As trilhas fazem o caminho deste passeio que pode ser feito durante o dia ou à noite. O safári diurno é ótimo para contemplação e fotos. Observação de matas, baías e campos exuberantes com rica fauna e flora. Visualizando animais tais como macacos, cervos, veados, tatus, tamanduás e várias espécies de aves como araras, tucanos, garças, tuiuiús, gaviões, emas, anhumas, colhereiros e muitas outras típicas da região.

 

 

FOCAGEM NOTURNA
Este passeio pode ser feito em carro aberto o mesmo que realiza o safári fotográfico ou de barco.  Inicia-se na sede da Pousada e em média tem duração de aproximadamente 2 horas. Encontramos no Pantanal uma grande diversidade de animais com hábitos alimentares noturnos, como o lobinho, jaguatiricas, antas, jacarés, capivaras, cervos, corujas, alguns pássaros, e a imponente onça pintada. Durante a noite, a luz forte que é usada na focagem reflete aos olhos dos animais.

 

 

PESCA ESPORTIVA DE PIRANHAS
A pesca esportiva de piranhas é feita em baias ou Rios do Pantanal. A piranha é usada principalmente para fazer um prato típico da região, o Caldo de Piranha e também serve de alimento para os jacarés que já ficam observando os pescadores para roubar seus peixes.

 

 

 

CANOAGEM
Canoas do tipo canadense te levam a um contato direto e intenso com o mundo das águas e a natureza do Pantanal. A canoa tem 2 ou 3 lugares e sua condução é fácil, não exige experiência ou prática em canoagem e pode ser feita por pessoas de todas as idades. Os sons da natureza chegam harmoniosos aos seus ouvidos na calma e silenciosa canoagem. Grandes são as chances de você ser surpreendido pela vida selvagem à beira do rio ou nas baias principalmente quando o passeio inicia ao amanhecer. Na época de vazante, quando a água do Pantanal começa a baixar, a canoagem pode ser feita nas águas cristalinas das Vazantes ou das Baias, um convite para banhos deliciosos, observação de peixes e plantas aquáticas, além de jacarés e arraias nadando calmamente.

 

CAVALGADA
Este é um passeio que está agregado ao Pacote de Cavalgada e foi desenvolvido especialmente para aqueles que estão em busca de uma grande experiência de viagem no Pantanal, a cavalo. É totalmente personalizável e pode ser adaptado conforme a preferência e necessidades de cada grupo de visitantes. São programas onde o turista fica de 02 a 04 dias cavalgando. Uma experiência única para observar a natureza, vida selvagem, paisagens e cultura do Pantanal.

 

 

 

VÍDEO SOBRE O PANTANAL