Impacto Ecoturismo


EnglishPortugueseSpanish

Bonito Passeios

Em Bonito o turismo é estritamente ecológico, de contemplação e divertimento, tanto para jovens, idosos e crianças. São inúmeros passeios por grutas, flutuações e mergulhos em rios de águas cristalinas, trilhas e cachoeiras, balneários, botes e boia cross, aventuras como rapel e arvorismo, todos com beleza inigualável na Serra de Bodoquena.

Qualquer passeio possui limite de atendimento por dia, respeitando a capacidade de carga de cada atrativo, por isso é necessário reservar com antecedência, e só serão realizados na companhia de um guia local devidamente cadastrado e especializado. A visitação é feita através do voucher que é emitido pela Agencia de Turismo que faz a reserva do passeio. Todas as estradas que dão acesso são de terra sendo que a grande maioria dos atrativos estão em fazendas nas propriedades particulares ao redor da cidade, motivo pelo qual o transporte é essencial. Alguns inclusive localizados no município de Jardim e Bodoquena.

Pode ser visitado o Ano todo sem restrição, lembrando que as tarifas dos passeios são maiores no período da Alta Temporada (janeiro, julho, dezembro e todos os Feriados).

No período da Pandemia uso obrigatório de mascaras durante os transportes e passeios.

Abaixo listamos alguns passeios que julgamos imperdíveis e sempre incluímos em nossos roteiros.

 

GRUTA DE SÃO MIGUEL – Passeio de contemplação
Uma Gruta seca com formações geológicas variadas, a trilha de acesso a gruta é por uma ponte pênsil de 180 metros de extensão que oferece a oportunidade de caminhar por entre as copas das árvores do cerrado. É um passeio de contemplação com muitas informações sobre a geologia da região e a história local.
Distância da cidade: 18 km.    Duração: 1h30 (meio período)

 

 

FLUTUAÇAO NA BARRA DO SUCURI – Passeio de trilhas e flutuação
O passeio é feito no mesmo Rio Sucuri, equipa no receptivo e depois segue caminhando 100m até o local onde se inicia o passeio, subindo o Rio de barco elétrico e conhecendo a parte exterior do Rio Sucuri onde tem a água mais cristalina da região. Esse passeio não conhece a nascente, mas após subir 1.300 m contemplando a beleza do local chegará a uma plataforma flutuante onde todos descerão do barco e voltarão o mesmo trecho flutuando. Esse passeio utiliza o Rio Sucuri para fazer a flutuação, mas também é contemplado pelo Rio Formoso que é um dos principais rios de Bonito.
Distância da cidade: 16 km.    Duração: meio período

 

FLUTUAÇAO NO RIO DA PRATAPasseio de trilhas e flutuação
Aproveitando a beleza aquática da região, o passeio é realizado na Fazenda Cabeceira do Prata, inicia-se com uma trilha interpretativa de aproximadamente 600 metros percorridos na mata até chegar ao deque onde se realiza o treinamento e inicia a flutuação, o primeiro trecho percorrendo 1.650 metros pela nascente do rio Olho d’ Água durante o percurso poderão visualizar ressurgências (nascentes que alimentam o rio), contemplando grande diversidade de espécies de peixes e uma rica vegetação aquática. Até o encontro com o rio da Prata, nessa parte, é possível escolher entre continuar flutuando por mais 600 metros ou subir a bordo de um barco com motor elétrico até o final do passeio.
Distância da cidade: 55 km. Duração: dia todo.

 

FLUTUAÇÃO NO RIO SUCURÍ – Passeio de trilhas e flutuação
Considerado um dos rios de águas mais cristalinas no mundo oferece o passeio de flutuação, que tem início com o treinamento na piscina, em seguida seguem por uma trilha de 400 metros na mata ciliar levando para contemplar as principais nascentes do rio Sucuri. Durante a trilha o visitante pode apreciar a fauna e flora local e fazer paradas em mirantes para observação das nascentes. Após a contemplação da nascente chega-se ao deck onde inicia a flutuação por um dos rios mais transparentes da região, são 1.800 metros de extensão passando por uma rica flora e diversos peixes. O passeio oferece um barco de apoio durante o percurso.
Distância: 19 km. Duração: meio período ou dia todo. 

 

FLUTUAÇÃO NA NASCENTE AZUL + BALNEÁRIO Passeio de trilhas, flutuação e balneário
Inicia-se o passeio com uma caminhada de 300m até a sala de equipamentos, depois de equipados seguem mais uma trilha de 1.500m até chegar a nascente, onde o visitante poderá fazer apneia. Depois desce o rio flutuando cerca de 300m. Terminando a flutuação fica livre no Balneário, onde inclui o Aqualokko que é um circuito de aventura aquática, composto de pontes suspensas, balsa flutuante, poste de escalada, e uma tirolesa molhada sobre o Lago.
Distância da cidade: 35 km Duração: meio período ou dia todo. 

 

 

ARVORISMO CABANAS
O passeio tem um percurso de 300 metros em trilhas suspensas, com altura que varia de 4 a 15 metros do solo. Ao todo são 18 estações diferentes com dificuldades gradativas e duas tirolesas, uma de 55 metros e outra de 60 metros. Uma delas cai direto no Rio Formoso. Antes do início do passeio há um breve treinamento para familiarizar o visitante com os equipamentos e com o percurso. Esse passeio também pode ser realizado a noite, no mesmo percurso. Nesse caso, o circuito é iluminado de forma branda para a orientação do grupo.
Distância: 07 km. Duração: meio período

 

LOBO GUARÁ BIKE ADVENTURE
O passeio tem início no centro da cidade seguindo até Parque Ecológico em um percurso de 06km, no local serão convidados a participar de um plantio de muda nativa na mata ciliar do rio Formoso, após seguem por uma trilha de 2.200 metros passando por dois deques com parada para banho. Em alguns pontos, o visitante poderá empurrar a bicicleta devido à declividade da trilha. Após o percurso retornará ao acesso ao asfalto, retornando à cidade. Ao todo o percurso do passeio tem em média 14 quilômetros, com duração de 4 horas. Indicado para pessoas que já andam de Bike.
Distância: 14 km. Duração: mais de meio período

 

BÓIA CROSS CABANAS
Uma emocionante aventura nas corredeiras do Rio Formoso em bóias individuais num percurso de 1.200 m acompanhado por instrutores, passando por 03 cachoeiras e 03 corredeiras. No término do passeio volta por uma trilha de 300m dentro da mata ciliar.

Distância: 07 km. Duração: meio período

 

 

BOTE NO RIO FORMOSO 
Realizado em botes infláveis por um dos principais rios da região, num percurso de 6Km, passando por três cachoeiras e duas corredeiras com uma parada para banho de aproximadamente 20 min. Durante o percurso tem-se a oportunidade de contemplar a fauna e flora às margens do rio até o desembarque no Porto da Ilha.

Distância: 12 km. Duração: meio período.

 

 

ESTÂNCIA MIMOSAPasseio de Trilhas e Cachoeiras com almoço
O passeio tem início com uma caminhada por trilha de aprox. 3.500m pela mata ciliar do Rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres. São sete paradas para banho em cachoeiras com piscinas naturais, sendo que uma parte do percurso é percorrido com barco elétrico. Diversos mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena fazem da Estância Mimosa um dos passeios mais fascinantes da região. A casa sede da fazenda, onde é servido um delicioso almoço, mantém suas características originais.

Distância: 25 km. Duração: meio período ou o dia todo

 

CACHOEIRAS DO RIO DO PEIXEPasseio de Trilhas e Cachoeiras com almoço
Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, num dos cenários mais belos e paradisíacos da região. A primeira etapa do passeio tem percurso de aprox. 1.600m e passa por várias cachoeiras ornamentais, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. No caminho observa-se uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros. Na sede da fazenda é oferecido um delicioso almoço típico da região e após um merecido descanso o passeio continua por mais um percurso de aprox. 800m que passa por mais 3 pontos de banho. Um delicioso lanche é servido no final da tarde acompanhado de “causos” contatos pelo proprietário da fazenda.
Distância: 36 km. Duração: dia todo.

 

PARQUE DAS CACHOEIRASPasseio de Trilhas e Cachoeiras com almoço
O passeio começa com uma caminhada por trilha ecológica na mata ciliar do Rio Mimoso, observando os encantos da fauna e flora locais. Durante o percurso de aprox. 1.600m pode-se tomar banho e contemplar sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias, cada uma com sua beleza e encanto, além de pequenas cavernas, piscinas naturais e carretilha. Numa das paradas de banho tem tirolesa.
Distância: 17 km. Duração: meio período. 

 

 

BOCA DA ONÇA ECOTOUR TRILHA ADVENTURE Passeio de Trilhas e Cachoeiras com almoço
O passeio é composto de uma caminhada por trilha interpretativa em mata preservada tem um percurso de 4.000 m, passando por 08 cachoeiras com 05 paradas para banho, entre elas a Cachoeira Boca da Onça a mais alta do estado com 156 m. Entre uma cachoeira e outra está o Buraco do Macaco, onde o turista pode nadar por baixo de uma rocha grande para chegar até uma belíssima queda d’água. O percurso tem uma escadaria de 886 degraus construída ao longo do paredão de calcário, onde se pode ver o cânion do rio Salobra e ter uma visão da Serra da Bodoquena no Mirante do Rapel. O passeio pode ser realizado subindo ou descendo a escadaria, dependendo da distribuição dos grupos.
Distância: 60 km. Duração: dia todo

 

RECANTO DO PEÃO/CAVALGADA NOTURNA
O percurso tem 07 km pela mata preservada, passando por  uma área da reserva da fazenda, os visitantes terão a oportunidade de se caracterizar como verdadeiros peões de comitiva, o passeio fornece calça de couro e chapéu de palha (vestimentas tradicionais dos peões). A atividade pode ser realizada nos turnos da manhã, tarde ou noite, sendo que pela manhã não é fornecido nenhum tipo de alimento. Após o percurso da tarde o visitante terá a oportunidade de experimentar um delicioso café da tarde. Para a cavalgada noturna é servido o arroz carreteiro (prato típico na região).
Distância da cidade: 15 km. Duração: Meio período

 

MERGULHO DE CILINDRO NO ABISMO ANHUMAS
São 72 metros da entrada da caverna até a plataforma flutuante construída sobre o lago de águas cristalinas, com profundidade de 80 metros. Após a descida, o grupo realiza um passeio em bote inflável com duração de 30 minutos no interior da caverna, no qual pode observar a formação geológica e diversos espeleotemas, como cones, estalactites e estalagmites. Depois disso, o bote volta à plataforma e os visitantes se equipam para dar início a flutuação ou mergulho.

Mergulho com cilindro
É possível mergulhar até aproximadamente 18 metros de profundidade em meio a um cenário fantástico de formações calcárias. São dezenas de cones com mais de 12 metros de altura, alguns chegando a 19,5 metros. Espécies de lambaris que vivem na caverna também poderão ser observadas. 
Distância: 23 km. Duração: 04 a 05h (mais que meio período).  

 

MERGULHO COM CILINDRO NO RIO FORMOSO
Excelente para quem quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento scuba em meio a cardumes de peixes no impressionante cenário do Rio Formoso, que se caracteriza pelos troncos submersos e formações calcárias, além da sensação de estar dentro de uma garrafa de champagne quando estiver embaixo da cachoeira. Todo o percurso de aprox. 300m. É acompanhado por um instrutor e tem duração mínima de 30 minutos dentro d’água a uma profundidade média de 4m. Este mergulho agrada inclusive os mais experientes, pelo visual diferente do mar e também pela transparência da água.
Distância: 7 km. Duração: meio período.

 

RAPEL NA BOCA DA ONÇA
Uma descida repleta de adrenalina em um paredão vertical de 90m de altura. A plataforma de rapel é uma estrutura de 34m de comprimento que se projeta no abismo, proporcionando uma vista deslumbrante do Canyon do Rio Salobra e das pequenas grutas existentes no paredão. Terminando o rapel, um banho na maior cachoeira do estado (a Boca da Onça, com seus 156m de altura).
Distância: 55 km. Duração: dia todo.

 

 

 

BURACO DAS ARARASPasseio de Trilhas
Localizado no município de Jardim, próximo ao Rio da Prata, trata-se de uma imensa cratera encravada no cerrado com aproximadamente 500 m de circunferência e 100 m de profundidade. Uma trilha ao redor desta “dolina”, com parada para observação em duas plataformas, mostra toda a beleza do lugar, várias araras-vermelhas e outras aves que habitam o seu interior, oferecem um espetáculo à parte, sobrevoando o local ao final do dia. Assim, sendo, os melhores horários para visitação são pela manhã ou ao final da tarde, antes de escurecer.
Distância: 60 km. Duração: meio período ou dia todo.

 

BONITO BALÃO
Você terá a oportunidade de fazer um voo inesquecível de balão sob o céu de Bonito, podendo ter a oportunidade de contemplar paisagens incríveis, e se der sorte avistar alguns animais. São dois voos por dia, um pela manhã as 05h40 e o outro no final tarde as 16h00, porem dependerá das condições climáticas, o passeio começa já acompanhando a inflagem do balão, a partir daí começa o voo em torno de 40 minutos. Lembrando que a direção é o vento que comanda essa aventura, ou seja, não sabemos por onde vamos sobrevoar. A aterrisagem é tranquila, porém é sempre dentro de alguma fazenda e no campo aberto, daí o visitante precisa aguardar até que o carro de apoio possa chegar para resgatar e traze-lo de volta ao ponto de apoio, a duração total deste passeio em torno de 03 horas considerando todo o deslocamento de ida e volta. 

 

VÍDEO – FLUTUAÇÃO NO RIO OLHO DÁGUA