(67) 3325-1333

impacto@impactoturismo.com.br

BLOG POST

Parques Estaduais de Campo Grande (MS)

Parque Estadual do Prosa

Decretado como Parque em 2002, o Parque Estadual do Prosa possui 135 hectares de cerrado dentro do perímetro urbano de Campo Grande, mais precisamente localizado no Parque dos Poderes. Num ambiente agradável e rodeado de verde, estão protegidas as nascentes do Joaquim Português e do Desbarrancado, que juntas dão origem ao Córrego Prosa dentro do Parque.

Hoje, o Parque do Prosa está renovando suas instalações e desenvolve trabalhos de interpretação e educação ambiental, recebendo turistas, alunos de escolas públicas e privadas em trilhas guiadas pelos guarda-parques. Junto ao Parque encontra-se o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS que recebe animais atropelados, resgatados de incêndios e outros acidentes, além de animais apreendidos do tráfico.

Ambos, o Parque do Prosa e o CRAS recebem visitantes e pesquisadores, representando um importante meio para conscientizar  as pessoas sobre a conservação da natureza.

 

Parque Estadual Matas do Segredo

Este é outro remanescente dentro do perímetro urbano de Campo Grande.

Criado em 2000, o Parque Estadual Matas do Segredo protege em seus 180 hectares as inúmeras nascentes que formam o Córrego Segredo. Rodeado por bairros populosos, o Parque recebe a pressão do crescimento do município.

No entanto, essa característica está sendo usada a seu favor, pois são poucas as áreas verdes que ainda restam em Campo Grande. No Parque, além da pesquisa científica, funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a SETASS, e atende meninos até 16 anos em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, os meninos aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.