(67) 3325-1333

impacto@impactoturismo.com.br

Pantanal

Destino

É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no Mundo. Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África. O Pantanal faz parte da Bacia do Alto Paraguai, tendo o Rio Paraguai seu principal meio de escoar o excesso de água das chuvas. É influenciado por quatro grandes biomas: a Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica, o Cerrado e o Chaco. Isto torna a região um complexo com diferentes características, dividida em onze sub-regiões que diferem quanto aos tipos de vegetação, solo e ao nível de inundação. Desta maneira, cada sub-região apresenta particularidades regionais.
A grande importância do Pantanal para preservação é reconhecida mundialmente sendo considerado: Patrimônio natural da humanidade. Além disso faz parte das áreas estratégicas de conservação da biodiversidade mundial, através de outros dois títulos: Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar, sendo estes títulos “doados” apenas aos locais mais preservados do Globo.
Na maior planície alagável do planeta, cenário de uma incrível biodiversidade, o Pantanal é a combinação harmoniosa entre água, fauna, flora e gente.

Turismo

É um paraíso para observadores e fotógrafos de fauna e flora, onde vivem cerca de 230 espécies de peixes, 650 de aves, 80 de mamíferos e 50 de répteis, sendo importante refúgio para algumas populações de animais ameaçados de extinção como a onça-pintada (Panthera onca), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e a arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus).
A maioria das fazendas localizadas no Pantanal não só oferecem boa infra-estrutura e atendimento ao turista como também apresentam conscientização ecológica e manutenção da cultura pantaneira. De barco, a cavalo e a pé pelas campinas pantaneiras, você vai apreciar o vôo das garças, tuiuiús e colhereiros, ver as cores das araras e dos tucanos, encantar-se com o andar dos cervos do pantanal, capivaras e ariranhas, escutar o sons dos bugios, admirar as sucuris e os jacarés e quem sabe ver uma onça-pintada às margens de um rio ou em meios aos capões.

Como chegar

O Pantanal esta localizado nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, portanto os acessos podem ser da seguinte maneira:

- Via Campo Grande (MS): Descendo no Aeroporto de Campo Grande (CGR) teremos acesso via terrestre ou aéreo para as Pousadas localizadas nos Pantanais de Aquidauna, Miranda, Abobral, Nhecolandia e Paraguai. Voos diários pelas cias aéreas Azul, Latam, Gol e Avianca.

- Via Corumbá (MS): Descendo no Aeroporto de Corumbá (CMG) teremos acesso via terrestre ou fluvial nos Pantanais do Abobral e Paraguai. Voos as segundas, quartas, sextas e domingos pela cia aérea Azul.

- Via Cuiabá (MT): Descendo no Aeroporto de Cuiabá (CGB) teremos acesso via terrestre ou aéreo para as Pousadas localizadas nos Pantanais de Cacéres, Poconé e Barão de Melgaço. Voos diários pelas cias aéreas Azul, Latam, Gol e Avianca.

Melhor período para visitação

O Pantanal pode ser visitado o ano todo, embora cada período do ano proporciona um visual diferente, conforme abaixo:

De Outubro a Dezembro: Períodos das enchentes (transição da “seca”para a “cheia”) iniciam as chuvas. Preparação da saída das aves dos ninhais, concentração de pequenas aves, rios e vegetações secas, clima quente, flores nos aguapés e um belíssimo pôr do sol.

De Janeiro a Março: Período das cheias, rico em flora, principalmente plantas aquáticas, belas paisagens, concentração de mamíferos, início da chegada das aves, clima quente no fim do dia, dias longos, chuvas. Os passeios de barco são o ponto forte para contemplar toda a flora pantaneira e admirar Belas paisagens. As águas inundam toda a planície transformando, rios, baías e lagoas num só - um verdadeiro mar, o “Mar de Xaraés”. A vegetação se revigora e, durante o dia e os mamíferos são obrigados a refugiarem-se nas partes mais altas, conhecidas como cordilheiras. Passear pelo Pantanal é uma aventura, tocar uma comitiva ou simplesmente andar a cavalo ou de caminhonete 4x4 dentro d´água visitando regiões com muitas flores, vegetação exuberante e muita água.

De Abril a Junho: Período da vazante (transição da "cheia" para a "seca"). Época muito rica em aves, principalmente o Colheireiro. Répteis e pequenos jacarés. Noites mais frias e dias secos. o ciclo das cheias diminui e deixa aflorar toda vida e cor do Pantanal. Nesta época, os rios se retraem e as baías se cercam de praias de areias brancas e finas.

De Julho a Setembro: Período da Seca, nascimento dos filhotes nos ninhais, rios bem mais secos, cores lilás e rosa nos Ipês, período bom para pesca, sem chuvas, vegetação seca, muitos répteis, mudanças bruscas de temperatura. É a hora e vez dos animais, saírem à procura de alimento nas convidativas lagoas e salinas. Durante este período, nestas lagoas encontramos uma grande concentração de animais (répteis, aves, mamíferos) se alimentando.

Informações Importantes

- Para chegar ao Pantanal temos 02 acessos: via Campo Grande (MS) ou via Cuiabá (MT)
- Todas as Pousadas no Pantanal oferecem sistema de pensão completa (Café da manhã, almoço e jantar) todas as refeições estão incluídas no valor da diária.
- Os passeios também estão incluídos no valor da diária, normalmente 02 atividades por dia. embora algumas Pousadas do Pantanal Norte inclui somente 01 atividade.
- O Descritivo nos roteiros é meramente ilustrativo pois chegando nas Pousadas a ordem dos passeios geralmente são alteradas e o turista recebe oficialmente a programação da Pousada.
- No Pantanal a atividade do Turismo é contemplativa, portanto não há nenhuma objeção sobre idade, desde que tenham habilidade para realizar os passeios.

Dicas

- Observar o céu durante a noite é um programa fantástico para ver as estrelas e constelações;
- Conhecer o Terere com os nativos, que é uma bebida típica local servida com água gelada;
- Conhecer a história e a vida do Homem Pantaneiro;

O que levar

• Calças compridas
• Protetor solar
• Repelente
• Botas ou Botinas
• Chapéus ou Boné
• Camisetas
• Binóculos
• Equipamento fotográfico
• Capa de Chuva
• Remédios de uso pessoal
• Óculos de sol
• Tênis para Caminhada

Pacotes de viagem
Clique aqui para ver mais pacotes

Passeios Disponíveis
Clique aqui para ver mais passseios

Hotéis Disponíveis
Clique aqui para ver mais destinos

Um pacote pronto, ou personalizado, é só falar com a gente!